Aeronave Bandeirante C-95

Aeronave Bandeirante é composta por um motor turboélice destinada ao uso civil e militar, com capacidade para até 21 passageiros, foi desenvolvida e fabricada no Brasil pela Embraer.

A Força Aérea Brasileira utiliza estas aeronaves em missões de transporte desde 1973.

            No final da década de 1960, o governo brasileiro desencadeou uma política de expansão da indústria nacional, época em que havia a necessidade de se obter uma aeronave de propósito geral, para uso civil e militar, a ser utilizado no transporte de cargas e passageiros. Desta forma, promoveu estudos para a criação de uma nova aeronave, de baixo custo operacional, capaz de ligar regiões remotas e dotadas com pouca infraestrutura.

            Coube a uma equipe do Centro Técnico Aeroespacial, liderada inicialmente pelo projetista francês Max Holste, com a supervisão do engenheiro aeronáutico Ozires Silva, a missão de desenvolver o produto. O projeto, que foi chamado de IPD-6504, teve início em 1965 e se desenvolveu durante três anos, até o primeiro voo, em 22 de outubro de 1968. A Embraer ainda não havia sido criada, o que aconteceria no ano seguinte, em 19 de agosto de 1969, tendo como primeiro presidente, Ozires Silva.

O primeiro protótipo do EMB-110 – (civil) antes de seu primeiro voo em 1968.

            Em maio de 1971, foi iniciada a produção em série da aeronave, com a primeira entrega em 9 de fevereiro de 1973, para a Força Aérea Brasileira, que encomendou 80 unidades. A aeronave foi vendida para diversos países. De um total de 498 aviões fabricados, 245 foram para o exterior, incluindo as Forças Armadas. Em alguns países ganhou o apelido de Bandit.

            Utilizado para o transporte de passageiros, carga, busca e salvamento, reconhecimento fotográfico, originou também uma versão de patrulha marítima, o Bandeirante Patrulha, apelidado “Bandeirulha”.

O protótipo de n° 1 está em exposição no Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos (MUSAL), na base aérea que tem o mesmo nome, no bairro do Campos dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. O protótipo de n.º 3 está exposto no Parque Santos Dumont, na cidade de São José dos Campos.


Terceiro protótipo (militar), exposto em São José dos Campos – São Paulo

            A produção em série do Bandeirante terminou no final de 1991. Entretanto, uma última aeronave com número de série 498 foi fabricada sob encomenda para o Governo do Estado do Amazonas em 1995. Dos 498 aviões fabricados, além dos três protótipos, em 2016 cerca de 320 unidades permaneciam em operação.

Nome: Aeronave Bandeirante C-95

País de origem: Brasil

Fabricante: Embraer

Período de produção: 1971-1991

Quantidade produzida: 498 unidades

Primeiro voo: 22 de outubro de 1968

Passageiros: 15/21

Motores: 2 x turboélices Pratt&Whitney PT6A-34

Operadores: Brasil, Chile, Gabão, Uruguai, Cabo Verde e Colômbia