Aeronave Neiva T-25

         A Aeronave Neiva T-25 “Universal” é uma aeronave brasileira desenvolvida pela Indústria Aeronáutica Neiva na década de 1960, com a incumbência de substituir o North-American T-6 na instrução avançada dos Cadetes da Força Aérea Brasileira. A autoria do projeto é do engenheiro húngaro radicado no Brasil, Joseph Kovács, que mais tarde projetou o Embraer EMB-312 “Tucano”.

            O primeiro protótipo realizou seu voo inaugural no dia 9 de abril de 1966, com o prefixo experimental PP-ZTW. Já em dezembro de 1967, a Aeronave Neiva T-25 fechou contrato para uma fabricação inicial de 150 T-25 Universal, em uma linha de montagem localizada em São José dos Campos – SP. A primeira unidade foi entregue à FAB em 1971, já bem diferente do protótipo, devido aos requisitos militares.

Esquadrilha da Fumaça

            A Esquadrilha da Fumaça que foi desativada em 1976, renasceu em 1980 com a Aeronave Neiva T-25, sendo chamada de Cometa Branco. A primeira demonstração foi em 10 de julho, na entrega dos espadins aos cadetes que haviam ingressado na AFA. Em 1983, o modelo foi substituído pelos EMB-312 “Tucano”.

            Atualmente a Aeronave Neiva T-25 é utilizado na instrução primária e básica dos Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga – SP, com grande sucesso. Paralelamente, é utilizado em inúmeras unidades aéreas e bases como aeronave padrão para adestramento dos pilotos.

            No momento, Força Aérea Brasileira opera 83 unidades, porém serão substituídos em breve por outro modelo de avião, possivelmente desenvolvido no Brasil.

            Foi exportado para o Paraguai e Chile, com algumas unidades usadas doadas para a Bolívia.

            Curiosidade: Espadim é uma espada em escala reduzida de uma maior, com todas as suas características, em geral, aparatosa. Nas academias militares de diversos países é comum a sua utilização pelos aspirantes a oficial, é uma espada originária da rapieira.

Utilizadores

 Bolívia

  • Força Aérea Boliviana

 Brasil

 Chile

 Paraguai

Ficha técnica

Nome: Aeronave Neiva T-25

Missão: Aeronave de treino básica e ataque leve, com motor a pistão, monomotor monoplano

País de origem: Brasil

Fabricante: Indústria Aeronáutica Neiva

Período de produção: 1960

Quantidade produzida: 189

Primeiro voo: 29 de abril de 1966 (53 anos)

Tripulação: 2

Motor: 1 x motor a pistão de seis cilindros Lycoming O-540 refrigerado a ar