O Learjet 35 é uma aeronave executiva bimotor de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e com capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e internacionais, projetada e fabricada nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela Learjet, que utilizou como base o projeto do seu antecessor Learjet 25, aproveitando e aprimorando a maior parte dos seus conceitos amplamente testados e aprovados de sistemas elétrico, hidráulico, eletrônico e mecânico.
Atualmente, o fabricante americano Learjet é uma subsidiária da corporação canadense Bombardier, mas as fábricas da Learjet estão localizadas nos Estados Unidos e no México.
O Learjet 35 tem o mérito de ser o primeiro modelo desse fabricante com o conceito “turbofan” integrado com sucesso. Isto representou um enorme salto qualitativo em relação aos modelos anteriores Learjet 23, Learjet 24 e Learjet 25, com a sensível diminuição do nível de ruído na cabine de passageiros e uma significativa redução no consumo de combustível, com reflexos imediatos no volume de vendas dessas aeronaves para o mercado internacional. O Learjet 35 é um dos modelos de jatinhos executivos mais vendidos do mundo, com uma boa aceitação no mercado de aeronaves usadas.
O modelo teve sua produção em série iniciada na metade da década de 1970 e sua substituição pelo belo e espaçoso Learjet 60 e pelo moderno Learjet 45 ocorreu na metade da década de 1990. Nesses vinte anos de produção foram mais de 600 unidades comercializadas.
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Esta aeronave atuava em missões de reconhecimento de alvo e aerolevantamento, utilizando câmeras e sensores para o imageamento de uma área.
Os Learjet R-35A eram usados pela Força Aérea Brasileira (FAB) em missões de reconhecimento de terreno e alvos foram desativados em 2020. As aeronaves foram empregadas pelo 1º esquadrão do 6º Grupo de Aviação (1º/6º GAV), o Esquadrão Carcará, baseado na Ala 2 (base aérea da FAB em Anápolis – GO).
As aeronaves eram destinadas ao cumprimento das missões de aerolevantamento receberam a designação de R-35A e foram incorporadas ao 1º esquadrão do 6º Grupo de Aviação (1º/6º GAV), começando a operar a partir de julho de 1987.
Os Learjet operados pela FAB foram adquiridos ainda nos tempos da Gates Learjet Corporation. Em 1990, a tradicional fabricante do Kansas foi absorvida pelo grupo Bombardier, que mantém a produção da série até hoje.
“AVIÃO-ESPIÃO”
No campo de batalha, o R-35A executava a tarefa de aerolevantamento, que consiste em encontrar alvos ou mapear uma região utilizando um conjunto de câmeras fotográficas e sensores infravermelho.
Operando a uma altitude máxima de 45.000 pés (13.716 metros), o Learjet militar atuava como um “espião”, marcando de longe a posição de objetivos que podem ser atacados por outros aviões ou detalhes de uma região para orientar tropas e veículos blindados em solo.
Os R-35A da FAB são operados normalmente por sete tripulantes, sendo dois pilotos e cinco operadores de sistemas. Segundo dados da Bombardier, a aeronave voa na velocidade de cruzeiro de 818 km/h (e máxima de 858 km/h) e tem alcance de 4.000 km.
No final de 2009, três jatos de transporte oficial VU-35A foram desativados pelo GTE e transferidos aos Esquadrão Carcará, que converteu as aeronaves para a versão R-35AM.
Diferentemente do R-35A, o modelo R-35AM não possui câmeras fotográficas (tampouco os grandes volumes na fuselagem). Essa versão é destinada para operações de reconhecimento no espectro eletromagnético. O radar montado no cone de cauda do jato pode captar sinais de radares e sistemas de defesa aérea inimigos, revelando a posição dos pontos de transmissão.
No cenário de guerra moderna, aviões como o R-35AM auxiliam na coordenação de missões de reconhecimento e ataques de longo alcance, antecipando os movimentos do inimigo.
LEARJET DE GUERRA
Diversas forças aéreas pelo mundo operam versões militares dos Learjet. Países como a Argentina e a Finlândia operam modelos configurados para missões de guerra eletrônica e vigilância. Nos Estados Unidos, o aparelho atua no transporte de pessoal nas frotas da força aérea e marinha.
Ficha técnica:
Nome: AERONAVE LEARJET R – 35A
País de origem: Canadá
Fabricante: Bombardier
Período de produção: 1973-1994
Primeiro voo em: 22 de agosto de 1973 (50 anos)

