TREM DE POUSO AIRBUS A330-200

Trem de pouso ou trem de aterragem é um dos principais componentes do avião. É o principal integrante do sistema de pouso num avião, usado tanto na decolagem como na aterragem. Sem eles é até possível aterrar, porém exige perícia e muito conhecimento do piloto, caso contrário, certamente as consequências serão drásticas, com perdas humanas e materiais.

É composto de um possante amortecedor ou macaco pneumático, alimentado pelo sistema hidráulico e comandado pelo piloto por manches manuais ou automáticos. O sistema de aterragem pode ser manual ou visual, mais difícil ou automático com auxílio de aparelhos direcional.

O trem de pouso de um Airbus A330-200 tem a altura de 5 metros, é utilizado para taxiar a aeronave nas curvas para manter o trem central sobre a linha da pista. O trem dianteiro é controlado eletronicamente e os comados dos freios são suaves, porém de resposta rápida.

A Aeronave Airbus A330-200 possuí um sistema chamado Escamoteável que permite a retração do trem de pouso, fazendo com que ele seja recolhido totalmente para o interior de um compartimento na aeronave durante o voo.

Leave a Reply