MB de Willys foi fabricado durante a 2ª Guerra Mundial.
Produzido 1941-1945, evoluiu no pós-guerra no civil Jeep CJ, e inspirou tanto uma categoria inteira de 4WDs recreativas e várias gerações de viaturas utilitárias leves militares.
Sob a falsa alegação de que a American BantamCarCompany não teria capacidade de produção e sua situação financeira era delicada, o Corpo de Intendência do exército concedeu a Willys-Overland Motors, Inc. em 23 de julho de 1941 o contrato para fabricação do Jeep com um pedido inicial de 16.000 viaturas.
O modelo Willys MA sofreu as alterações solicitadas pelo exército e surgiu o novo modelo: Willys MB (Model “B”), agora com a forma do Jeep como se tornou mais conhecido do mundo. Os primeiros MB, de 1941, possuíam a grade dianteira feita com barras de aço soldadas, parecendo como Slatt Grill e foram fabricadas 25.808 unidades, restando aproximadamente 200 unidades nos dias atuais.
Por volta de outubro de 1941, a procura pelo Jeep era tão grande que se buscou uma segunda fonte para produção da viatura.
Foi estabelecido um acordo entre o governo americano e a Willys da seguinte forma: a Willys entregaria a um segundo fabricante o projeto e as especificações da viatura, reservando-se, no entanto, o direito de produzir pelo menos a metade das encomendas.
Em 10 de novembro foi determinada a fonte alternativa de produção: a Ford, Com o contrato assinado em 10 de janeiro de 1942, a Ford começou a produção dos 15.000 GPWs (G-GovernmentP – distância entre eixos de 80 polegadas W – padrão Willys) da primeira encomenda.
Os primeiros modelos de ambas as marcas traziam o logotipo do fabricante estampado na traseira, mas depois isto foi proibido pelo exército (meados de 1942). A carroceria do Willys MB era fabricada pela ACM – American Central Manufacturing, que mais tarde também passou a fabricar a do Ford GPW.
Apesar da exigência de padronização dos veículos produzidos pela Willys e Ford, existem pequenas diferenças que permitem reconhecer cada modelo. Os chassis do Willys MB possuem barra transversal dianteira arredondada (tubular), logo abaixo do radiador.
No GPW está barra era quadrada (perfil retangular U invertido).
O para-choque dianteiro do MB tinha apenas um buraco no centro (para passagem de manivela de partida manual), enquanto que o GPW possuía três furos, sendo um no centro (partida manual) e dois menores em cada lado. As tampas do porta-ferramentas localizados na traseira da viatura eram lisas no MB e estampadas em alto relevo com um X nos GPW.
A produção do Willys MB e do Ford GPW foi até dezembro de 1945, com pequenas diferenças ao longo do período em que foram fabricados.
Foram produzidas 640.000 unidades.
Ficha Técnica:
País de Origem: Estados Unidos
Guarnição: 04 pessoas
Ano de Fabricação: 1942
Fabricante: Willys Overland (MB)
Peso: 1.113Kg
Velocidade: 105Km/h