A viatura Jeep Canhoneiro de 1,4ton. CSR (canhão sem recuo) de 106mm tinha a parte traseira aberta, sem tampa para facilitar o municiamento do poderoso canhão. Esse modelo veio para substituir os já raros M38A1 C importados, e eram ainda mais diferenciados visualmente, com a adoção de para-brisas repartido, suportes para camburão, pá e machado nas laterais dos para-lamas e estepe na lateral dianteira. No painel havia um suporte para apoiar o canhão quando o mesmo estava “de descanso”.
Havia ainda diferenças na suspensão traseira, que era reforçada com pequenas molas helicoidais, já que o maior peso e o tranco do disparo faziam com que o jeep desse um pulo.
A viatura Jeep Militar Canhoneiro iniciou sua carreira no início dos anos 50, usado inicialmente na Coréia e posteriormente no Vietnã. Era uma peça de artilharia bastante ágil e sua modalidade era o ponto forte, para as características dos conflitos da época. Já nos anos 1960, as Forças Armadas Brasileiras, principalmente o Exército Brasileiro passaram a utilizar as versões canhoneiras. Foram produzidos até meados dos anos 1970.
Ficha Técnica:
Fabricante: Ford Willys
Ano de Fabricação: 1971
País de Origem: Brasil
Destino: Transporte canhão sem recuo
Guarnição: 04
Combustível: Gasolina
Potência: 90 HP
Peso Bruto: 1170Kg