Antes do ato Lend-Lease ser assinado em março de 1941, os Estados Unidos já forneciam suprimentos militares aos combatentes ocidentais na Europa, através da chamada »Cash-and-Carry« sistema. Como os pedidos de viaturas militares aumentaram em 1940, a Dodge decidiu construir milhares de viaturas 1.5 ton 4×4 baseadas na versão comercial padrão e com apenas pequenas modificações.
Estas incluíam o segundo eixo de acionamento, o que aumentou a possibilidade fora de estrada, bem como a proteção grelha do radiador externo, guarda lamas dianteiros diferentes e, opcionalmente, um guincho dianteiro.
O governo francês ordenou 1.500 delas com o de 17 polegadas, maior distância entre eixos (160in. para 143in. resp.), mas a entrega destes “ex-franco-contratos” foram desviados para a Grã-Bretanha após a derrota francesa e, pelo menos parcialmente, encontrou seu caminho para a Rússia.
A viatura foi mantida nas condições em que chegou ao acervo do Museu Militar Brasileiro para mostrar aos visitantes o trabalho de restauração que é feito na maior parte das viaturas do acervo.
A viatura que é raríssima e participou da Segunda Guerra Mundial, chegou ao país através de uma missão italiana – sabe-se que é o único exemplar do modelo no país.
Ficha Técnica:
Fabricante: Dodge Brothers Corporation
Modelo: VF T203
Classificação: Transporte não especializado;
Guarnição e passageiros: 02
Peso: 2.694kg
Velocidade máxima: 86,8km/h