Antes mesmo de a guerra acabar, a Willys – Overland percebe que as populares viaturas Jeep poderiam servir ao mercado civil, a frase “O Jeep em trajes civis” parecia com grande frequência na revista da Willys – Overland e em anúncios de jornais publicados durante e após a Segunda Guerra Mundial. A evolução do jeep para o mercado civil tinha começado antes da vitória.
Em 1944 foram desenvolvidos planos para se utilizar a viatura Jeep na agricultura, pois o mesmo teria sucesso garantido se usado como implemento agrícola, viatura de trabalho, puxador de peso, e além disto, levar a família na missa aos domingos.
Com este objetivo, 22 protótipos da viatura civil foram produzidos a partir do modelo militar e receberam o nome de “Viatura CJ – 1”. A partir destes protótipos foram lançados em agosto de 1945 a primeira viatura Jeep civil, o CJ2A ao preço de U$S 1.090,00. Os anúncios proclamavam: “uma usina de forças sobre rodas”.
Possuía uma porta traseira, estepe montado lateralmente, faróis maiores, limpador de para-brisa automático, tampa do tanque de combustível externo e outros detalhes não disponíveis em seus antecessores militares. Em 1949 foi lançado o modelo CJ3A, similar ao CJ2A, mas com transmissão e caixa de transferência mais robusta.
Ficha Técnica:
Fabricante: Willys Overland
País de origem: Estados Unidos
Peso: 1.031kg
Ano de fabricação: 1951
Destino: Transporte agrícola