O motor Tornado foi o primeiro motor de automóvel produzido em massa (OHC) em meados de 1962 e substituiu o flathead 6-226 Willys Super Hurricane que estava em uso desde 1954.
O motor Tornado também foi fabricado na Argentina pela Industrias Kaiser Argentina (IKA) de 1965 a 1973.
O desenvolvimento de um novo motor Kaiser Jeep para uma viatura inteiramente nova começou em Chief Engineer, AC “Sammy” Sampietro, no final dos anos 1950. Sampietro trabalhado sob Donald Healey na Europa e focalizado em melhorar a saída de poder com a respiração melhor do motor. O projeto de cames de cabeça simples foi combinado com câmaras de combustão hemisféricas. A produção em massa do novo motor começou em 1962.
O Tornado era o único motor de cames-overhead construído nos EUA na produção naquele tempo. O novo motor foi projetado para desempenho robusto e pesado com a máxima eficiência. Sua excelente economia de combustível foi comprovada em testes com o motor Tornado-OHC com o menor consumo específico de combustível de todos os motores a gasolina de produção no mercado.
Design
O motor Tornado como a maioria dos motores foi de baixa velocidade . Ele tinha um 3 11 / 32 furo polegadas (84,93 milímetros) com um 4 3 / 8 (111,1 milímetros) acidente vascular cerebral polegada. A versão padrão tinha uma taxa de compressão de 8,5: 1 . A saída foi de 140 cv (100 kW) a 4000 rpm e 280 lb · ft (280 N m ) de torque a 1750 rpm. Uma versão de baixa compressão (7,5: 1) também estava disponível, com 133 cv (99 kW) a 4000 rpm e 199 lb · ft (270 Nm) de torque a 2400 rpm. Era um motor de “alta eficiência” com uma potência de potência nominalmente conservadora.
Produção
A produção deste motor continuou na Argentina por Industrias Kaiser Argentina (IKA) depois de 1965. O motor foi usado em uma variedade de viaturas Jeep e American Motors (AMC) carros de passageiros montados sob licença. A nossa conhecida Rural foi fabricada na Argentina pela IKA – Industrias Kaiser Argentina – entre os anos de 1957 e 1970. Por lá o modelo era chamado de Estanciera e possuia 3 versões de carroceria: Rural, Furgón Utilitario e Baqueano (pick-up). O motor tornou-se o mais conhecido como IKA-Renault Torino, sua versão do americano de AMC Rambler que tem partes dianteiras originais denominadas do corpo que foi construído em Argentina de 1966 a 1981.
O nome do motor foi mudado a “Torino” para combinar com a viatura em 1973. Recebeu também um refinamento principal do bloco e da campota esse ano – sete rolamentos principais em vez dos quatro originais. A Industrias Kaiser Argentina foi eventualmente comprada pela Renault e em 1975 o nome “IKA” foi abandonado e tornou-se “Renault Argentina”. O Torino, Jeeps, carros AMC, bem como o próprio motor Tornado, continuou a receber upgrades ao longo dos anos. O Torino e o Jeep Tornado continuaram a produção em 1973. Foi comercializado como o “Tornado Jet”, e mais tarde como o “Tornado Interceptor”, em automóveis AMC. De 1976 a 1982 eles eram os únicos carros e motores fabricados pela companhia francesa não-Renault-concebidas.