Viatura faz parte da série VC de meia tonelada
As Viaturas de rádio e reconhecimento de comando Dodge VC-1 / VC-2 1940 tinham uma nova carroceria.
Os modelos de Viaturas Dodge VC 1940 formaram a primeira produção da linha G-505 das forças armadas dos Estados Unidos de Viaturas militares leves com tração nas quatro rodas e meia tonelada. A Viatura foi criada com base na gama de Viaturas leves e carregadores de carga civil da Chrysler, os modelos VC formaram a base para a série WC subsequente.
Todas as variantes usaram a mesma distância entre eixos de 116 pol. (295 cm) dos caminhões comerciais, mas com a adição de tração nas quatro rodas. A carroceria e as chapas de metal nas pick-ups e no carryall foram em grande parte copiadas dos modelos civis – no entanto, para as Viaturas de reconhecimento e rádio, uma carroceria aberta dedicada de quatro lugares foi criada. Também foi usado o mesmo motor de cabeça plana de 201,3 cu in (3,3 l) seis em linha, mas a potência foi aumentada de 70 hp (52 kW) em 1939 para 79 hp (59 kW) a 3000 rpm na Viatura G-505. A transmissão tinha 4 velocidades e a caixa de transferência tinha uma.
A série VC veio em seis variantes, numeradas de VC-1 a VC-6, e internamente T-202 da Dodge:
VC-1: Reconhecimento de Comando – 2.155 unidades
VC-2: Reconhecimento de Comando de Rádio – 34 unidades
VC-3: Picape de táxi fechado com assentos-cama para tropas – 816 unidades
VC-4: Picape com cabine fechada sem assentos-cama – 4 unidades
VC-5: Picape com cabine aberta com assentos-cama para tropas – 1.607 unidades
VC-6: Transporte tudo – 24 unidades
Nenhuma dessas Viaturas veio com guinchos ainda.
A família G505 de Viaturas VC 4×4 de 1/2 tonelada construída pela Dodge continha seis modelos individuais. Apenas a Picape com cabine aberta e a carroceria do Reconhecimento de Comando tiveram produção superior a mil com números menores das demais fabricadas.
A série VC foi baseada em designs de caminhões civis de uma tonelada, uma primeira tentativa de preencher as vastas necessidades que se desenvolveriam para os militares americanos na Segunda Guerra Mundial. A série VC foi rapidamente substituída pela série WC de caminhões Dodge de meia tonelada após apenas um ano de produção em 1940. Ambas as Viaturas de meia tonelada da série VC e WC foram classificados como G505.
A Dodge foi o principal fornecedor de Viaturas leves de rodas para as forças armadas dos Estados Unidos, desde antes de os Estados Unidos entrarem na Primeira Guerra Mundial. Depois de iniciar o negócio em 1900, produzindo motor de precisão e componentes de chassis para outros construtores de automóveis em Detroit – Ford e Oldsmobile entre eles – a Dodge apresentou seu primeiro carro, o modelo 30/35 tourer, em 1914. Era mais forte e mais alta qualidade do que o onipresente Ford Modelo T e, em 1916, os carros Dodge provaram sua durabilidade, tanto na Guerra da Fronteira EUA-México em 1910 – a primeira operação dos militares dos EUA a usar comboios de caminhões, bem como na Primeira Guerra Mundial, quando cerca de 12.800 carros Dodge e caminhões leves foram usados, principalmente como ambulâncias e caminhões de reparo, mas também como funcionários e veículos de reconhecimento. Ao mesmo tempo, a Dodge manteve sua reputação de caminhões, transmissões e peças de motor de alta qualidade para outros fabricantes de sucesso.
Os modelos 1940 Dodge / Fargo VC formaram a primeira produção da linha G-505 das forças armadas dos EUA de Viaturas militares leves com tração nas quatro rodas e meia tonelada. Criado com base na gama de caminhões leves e carregadores de carga civil da Chrysler, os modelos VC formaram a base para a série WC subsequente.
Ficha técnica:
Nome: Viatura Dodge VC G-505
Ano de fabricação: 1942
Fabricante: DODGE
País de origem: Estados Unidos
Tração: 4×4