A AQUISIÇÃO
Em 14 de outubro de 2010, aeronave Boeing 737-300 foi adquirida da empresa Transportes Aéreo Portugal (TAP). Em 18 de outubro iniciou-se o planejamento para a retirada das peças e logística do transporte e no dia 20 de outubro foi retirada a primeira asa do avião em Porto Alegre – RS. Em seguida, seguiu-se a retirada do resto das asas e outros equipamentos que não poderiam acompanhar no transporte da fuselagem.
No dia 27 de outubro iniciou-se o carregamento dos componentes e em 29 de outubro, é realizada a descarga no acervo do Museu Militar Brasileiro, em Panambi.
O içamento da fuselagem foi realizado nos dias 04 e 05 de novembro com a previsão de saída no dia 06 de novembro às 04h da manhã, com o seguinte roteiro: saída do aeroporto Salgado Filho, BR 116, em seguida BR 386 e BR 285 até Panambi. Porém, por complicações nas liberações do DAER, o transporte foi transferido para a data de 09 de novembro, com previsão de chegada no dia seguinte.
O transporte teve o acompanhamento de dois carros escolta, além de um caminhão da própria empresa equipado com cesto duplo e dois montadores para retirada de placa e corte de alguns objetos. Entre Porto Alegre até a BR 386, contou-se com o auxílio da EPTC, Polícia Federal, CEE e CRT para retirada de fios e controle do trânsito.
A AERONAVE
O Boeing 737-300 é uma aeronave civil com capacidade para 149 passageiros, que transportou pessoas e cargas. Foi fabricada em 1986 nos Estados Unidos e seu primeiro voo foi em 7 de março do mesmo ano. O modelo é o sucessor do B 737-200 e incorpora novas tecnologias e refinamentos aerodinâmicos, além de novos motores mais potentes e econômicos.
Entre 2008 e 2010, esta aeronave voou na Rússia, pela Kaliningrad Avia, também conhecida por KD Avia, companhia aérea com sede em Kaliningrado, na Rússia, por isso, suas sinalizações estão no idioma russo.
O seu último voo foi em 5 de maio de 2010, de Portugal para Porto Alegre, onde teve seus pneus murchados, suas asas retiradas e outras partes desmembradas. Carregado sobre duas carretas extensivas, o translado aconteceu em aproximadamente 36h. Isso porque as carretas extensivas têm limite de velocidade para trafegar – em pista simples, de 30km/h e em pista dupla, de 40km/h.
A popularidade do 737 pode ser atribuída em grande parte pela utilização da Southwest Airlines nos EUA, que foi a lançadora dos modelos 300, 500, e 700. A Southwest não utiliza nenhum outro modelo de aeronave, e é responsável por 9% do total de aeronaves 737 já entregues no total. No Brasil, a maior parte do sucesso do modelo se deve a VASP, empresa lançadora dos modelos 737-200 e 300 no país.
Quando se percebeu que os primeiros modelos de 737-300 exibiam a péssima tendência de “Flameout” (apagamento da chama nas câmaras de combustão dos motores) durante voos sob chuva moderada, logo esse modelo de 737 ganhou o apelido de “Cascão” (personagem de quadrinhos que tem medo de água) entre os pilotos brasileiros. Uma modificação nas características aerodinâmicas da entrada dos motores, assim como a ‘recalibragem’ de “idle speed” (marcha lenta), solucionou o problema.
FICHA TÉCNICA:
Fabricante: The Boeing Company – EUA
Modelo: 737-300
Ano de fabricação: 1986
Lotação máxima: 149 passageiros