ÔNIBUS MERCEDES-BENZ O321

O ônibus Mercedes-Benz O321 foi produzido pela primeira vez em 1954 e continuou sendo fabricado até 1967, quando foi substituído pelo modelo O322. No entanto, algumas unidades continuaram sendo produzidas até 1969.

O O321 foi um dos primeiros modelos de ônibus da Mercedes-Benz com carroceria autoportante, ou seja, a carroceria era integralmente soldada ao chassi. Ele foi produzido em diversas versões, com capacidade para transportar de 24 a 36 passageiros sentados e era usado principalmente para viagens de longa distância.

O motor do O321 era de seis cilindros em linha, com capacidade cúbica de 5,1 litros e potência de 110 cv a 2.800 rpm. Ele era refrigerado a ar e tinha um sistema de injeção direta de combustível. Um manual da era transmitida de quatro ou cinco marchas.

O O321 foi um modelo bastante popular na sua época, tendo sido utilizado em várias partes do mundo. Ele também foi um dos primeiros ônibus da Mercedes-Benz a ser exportado para os Estados Unidos, onde ganhou o apelido de “Autobahn Cruiser”.

Atualmente, algumas unidades do O321 são preservadas por entusiastas e colecionadores de viaturas antigas (como a que está exposta no Museu). Ele é considerado um ícone da história dos transportes e um marco na evolução dos ônibus de turismo.

CURIOSIDADE: Este exemplar exposto pertencia a Unidade Militar do Comando da 3ª Divisão de Exército.

Ficha técnica:

Nome: ÔNIBUS MERCEDES-BENZ O321

País de origem: Brasil

Ano de fabricação: 1969

Motor: diesel de 6 cilindros

Transmissão: manual de 4 velocidades

Freios: hidráulicos a tambor nas quatro rodas