MOTOR LYNX MK 21A

Conheça a aeronave: O Westland Lynx é um helicóptero construído pela fábrica britânica GKN Westland Aircraft, na sua fábrica de Yeovil. O seu primeiro voo data de 21 de março de 1971 como Westland WG.31. Inicialmente projetado para uso utilitário para fins civis e militares, o interesse militar nesta máquina provocou o desenvolvimento da versão para a Marinha e Exército, que estaria operacional em 1977, sendo posteriormente adotada por várias forças armadas pelo mundo.

O motor Lynx Mk 21A modelo G42 foi uma variante do motor Bristol Lynx, um motor radial refrigerado por ar que foi desenvolvido durante as primeiras décadas do século XX, principalmente para seu uso em aviões.

O Bristol Lynx foi projetado pela empresa Bristol Airplane Company na década de 1920. Este motor radial tinha 7 cilindros e era refrigerado por ar. Era conhecido por sua confiabilidade e desempenho, era popular em uma variedade de aviões leves e de treinamento na época de entregas.

O motor Lynx foi utilizado em uma variedade de aeronaves civis e militares, em particular em aviões de treinamento e transporte leve. Foi convertido em um motor bastante popular devido à sua confiabilidade e facilidade de manutenção. Alguns dos aviões que foram utilizados incluíram modelos como o Avro 504 avião biplano monomotor inglês da Primeira Guerra Mundial e o Westland Wapiti foi uma aeronave britânica multifunções, desenvolvida durante os anos 1920.

Ficha técnica:

Tipo de motor: Radial de 7 cilindros

Refrigeração: Por ar

Potência: Varia de acordo com a versão, mas geralmente é encontrada entre 200 e 300 cavalos de força

Combustível: Gasolina