ROYAL ENFIELD CLASSIC 500 BATTLE GREEN

A Royal Enfield Classic 500 Battle Green é um modelo popular da marca de motocicletas Royal Enfield, conhecida por seu estilo militar vintage e construção robusta.

Por ser uma edição limitada, o mercado brasileiro recebeu apenas um lote de 60 Pegasus, de um total de 1 mil unidades fabricadas e que serão vendidas ao redor do mundo.

A série Royal Enfield Classic 500 foi introduzida em 2009 como uma motocicleta de estilo retrô com engenharia moderna. A variante Battle Green foi inspirada nas motocicletas militares usadas durante a Segunda Guerra Mundial.

O esquema de cores Battle Green e os elementos de design prestam homenagem às motocicletas usadas pelas forças armadas britânicas. Esta variante atrai motociclistas que apreciam a estética militar clássica.

A Classic 500 foi fabricada na Índia pela Royal Enfield até 2020, quando a empresa decidiu descontinuar os modelos de 500 cc para se concentrar em motores mais modernos e eficientes.

HISTÓRIA

A Royal Enfield é a marca de motocicletas mais antiga em produção contínua – fez seu primeiro modelo em 1901.

Durante as duas grandes guerras, a fabricante produziu motos, munições e equipamentos de artilharia. A versão Airbone (Flying Flea), de 125 cc, era equipada com motor de dois tempos e foi projetada para ser facilmente transportada em suportes de paraquedas e ser lançada de aviões para campos de batalha.

Com as motocicletas Royal Enfield não foi diferente. A fábrica recebeu, no início de 1942, requerimento do departamento de guerra britânico a missão de produzir 20 motocicletas leves e robustas, para fins de testes, que pudessem ser entregues de paraquedas na zona de conflito. Deveriam ser leves e robustas justamente para que não sofressem danos no impacto com o solo.

Sua designação era WD/RE, WD de War Department e RE de Royal Enfield. O motor dois tempos (provavelmente pra alívio de peso) tinha 126 cilindradas, 4 cavalos e meio de força e conseguia alcançar 72 quilômetros por hora. Seu peso era de apenas 59 quilos pois um dos pré-requisitos era de que a pequena motocicleta pudesse ser carregada pelos soldados sem grande dificuldade caso precisassem transpor barreiras pelas quais a motinho não passaria.

Os responsáveis por levar a motocicleta ao teatro de guerra eram as divisões aéreas britânicas recém criadas: a 1st Airborne Division, de 1941 e a  6th Airborne Division, de 1943. Suas insígnias eram a figura mitológica grega do cavalo alado Pégaso com um guerreiro montado sobre ele e armado de uma lança.

De olho nessa história super interessante a Royal Enfield lançou um modelo exclusivíssimo de apenas 1000 unidades da Classic 500 travestida de Flying Flea, em homenagem aos feitos tanto dos homens como das motinhos que combateram ao lado dos aliados.

Basicamente a motocicleta é exatamente a mesma Classic 500 atual e as mudanças são apenas estéticas. Cromados e escovados deram lugar ao preto e, além de duas cores que remontam a veículos militares, as tampas laterais do motor também estão nas mesmas cores: service brown e Olive Drab Green, lembrando as WD/RE em serviço nos anos 1940. O toque de classe é a insígnia das divisões aéreas inglesas no tanque, a figura do Pégaso, assim como uma matrícula militar em estêncil imitando a Royal WD/RE dos tempos de guerra. Detalhe interessante: o estêncil tem o formato C5XXXX onde C5 refere-se à Classic 500 e os quatro números restantes referem-se ao número da motocicleta do lote de 1000.

Nome: ROYAL ENFIELD CLASSIC 500 BATTLE GREEN

País de origem: Índia
Ano de fabricação: 2009

Combustível: Gasolina

Fabricante: Real Enfield