AERONAVE EMBRAER XAVANTE AT-26

O EMBRAER/AERMACCHI EMB-326 GB é uma aeronave para dois tripulantes, destinado inicialmente ao treinamento de pilotos. Voou pela primeira vez em 1957, sendo produzido, sob licença da companhia italiana “Aermacchi”, por África do Sul, Austrália e Brasil. Esses aviões combateram em vários conflitos africanos e na “Guerra das Malvinas” (1982).

O Xavante é a versão nacional do Aermacchi MB-326, desenvolvido na Itália. Ao todo, a Embraer fabricou 166 unidades do jato que voaram por mais de 40 anos até sua aposentaria definitiva em 2015. A Força Aérea Brasileira operou o “Xavante”, primeiro avião de caça a jato fabricado no Brasil, de 1971 a 2010, em missões de ataques a alvos aéreos e de superfície.

Durante o período de produção, o 1º/10º Grupo de Aviação – Esquadrão Poker passaria a incorporar o modelo em substituição aos bombardeiros Douglas A-26 Invader. Nesta unidade além de executar missões de caça, os Embraer AT-26 Xavante passaram a realizar missões de reconhecimento fotográfico, sendo dotados de um casulo equipado com quatro câmeras Vinten inaugurando na Força Aérea Brasileira, a era reconhecimento fotográfico a jato. Nesta mesma unidade, o Embraer AT-26 Xavante de matrícula FAB 4600 recebeu por meio de adaptação um sistema de probe para reabastecimento em voo, desenvolvido pelo Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA) visando conceder aumento da autonomia operacional da aeronave em missões de ataque.

Além destas unidades operacionais, o Embraer AT-26 Xavante seria empregado ainda pelo 3º/10º Grupo de Aviação – Esquadrão Centauro, 2º/5º Grupo de Aviação – Esquadrão Joker, Grupo de Ensaios em Voo e provisoriamente pelo 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) quando da desativação dos Dassault Mirage F-103E. 

A partir do ano de 1988 o recebimento dos novos Embraer A-1A AMX possibilitou a concentração dos Embraer AT-26 Xavante remanescentes junto ao 1º/4º Grupo de Aviação – Esquadrão Pacau e 2º/5º Grupo de Aviação – Esquadrão Joker, sendo neste último operado até o ano de 2010 quando foram substituídos pelas novas aeronaves Embraer AT-29 Super Tucano.

Curiosidades:  Em 03 de dezembro de 2010 as últimas células remanescentes dos Embraer AT-26 Xavante que se encontravam concentradas no 1º/4º GAv- Esquadrão Pacau – Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação – Base Aérea de Manaus, foram substituídas pelos jatos supersônicos modernizados Northrop F-5EM Tiger II, encerrando assim sua carreira operacional como aeronave de treinamento, foto reconhecimento e ataque a solo.

Em abril das 2011 às três células em melhor estado de conservação com as matrículas “FAB 4467, 4509 e (4516 – matrícula do exemplar exposto)”, foram transferidas para o Grupo Especial de Ensaios em Voo (GEEV), baseado em São José dos Campos – SP a fim de serem empregados nas missões desta unidade, onde permaneceram em uso até setembro de 2013, sendo substituídos pelos Embraer AT-29 Super Tucano.

FICHA TÉCNICA:

Fabricante:  Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. – EMBRAER Brasil – sob licença da Aeronáutica Macchi SpA – Itália

Ano de fabricação: 1971

País de origem: Brasil

Peso Vazio: 2.474 kg

Velocidade Máxima: 867 km/h

Armamento: 2 metralhadoras Browning .50