A Associação

A Associação Cultural Museu Militar Brasileiro, fundada em 18 de novembro de 2009, é uma associação civil e sem fins lucrativos com atuação nacional, com a intenção de recolher, preservar, conservar e expôr peças referentes à história das Forças Armadas Brasileiras. Com sede e foro no município de Panambi-RS, situado as margens da BR 285 KM 420, sendo responsável o Sr. Sefferson Steindorff, colecionador e preservador há mais de 30 anos, residente e domiciliado nesta cidade.

  O objetivo desta Associação:

  • Desenvolver e promover culturalmente a história das Forças Armadas Brasileiras;
  • Mobilizar a comunidade, particularmente os usuários do Museu Militar Brasileiro no sentido de apoiar a conservação, proteção e difusão  do seu acervo, bem como de quaisquer outras atividades e eventos desenvolvidos por ele;
  • Promover e apoiar eventos, atividades e projetos que visem à consecução dos objetivos e finalidades do Museu Militar Brasileiro;
  • Estabelecer e manter intercâmbio com associações e entidades afins, no país e no exterior.

Na certeza de que a função do museu é mais que recolher e conservar peças do acervo histórico, a atuação do Museu vem preocupando-se cada vez mais em aumentar, aperfeiçoar e diversificar as atividades, divulgando e aproximando cada vez mais o museu da comunidade. O Museu conta hoje com um acervo com mais de 150 viaturas, algumas das quais participaram de batalhas da Segunda Guerra Mundial, Coréia, Vietnã. Dentre as atrações destacam-se os Boeings 737-300 ambientado em sala de cinema e biblioteca e o outro em sala de exposição de artefatos militares históricos, bem como centenas de outras peças, acessórios militares e materiais bibliográficos relacionados a Segunda Guerra Mundial, Coréia e Vietnã,  formando um conjunto de itens de valor histórico militar imensurável.

“Aproveitamos a oportunidade para convidá-lo a nôs visitar e prestigiar o Museu Militar Brasileiro. Aguardamos sua visita.”