A primeira bomba de gasolina foi inventada e comercializada em 1885 por Sylvanus F. Bower em Fort Wayne, Estado Norte-Americano de Indiana. Essa bomba não era usada ainda para abastecer automóveis, uma que eles não tinham sido criados. Ao invés disso, as bombas eram utilizadas para lâmpadas de querosene e fogões. Mais tarde, as bombas foram melhoradas, medidas de segurança e mangueiras foram adicionadas para verter o combustível diretamente no tanque dos automóveis.
Nos seus primórdios, as bombas de combustíveis possuem na parte de cima um cilindro de vidro com a indicação das medidas de volume gravadas. A quantidade desejada de combustível era bombeada para dentro do cilindro e indicada pela calibração. Em seguida, o bombeamento era interrompido e a gasolina era despejada no tanque do cliente por gravidade.
A bomba de combustível da marca Wayne, foi apelidada de “bomba coqueiro”, por causa do design vertical, da década de 20.
Com o avanço do uso das bombas medidoras, um pequeno globo de vidro com uma turbina dentro substituiu o cilindro calibrado. O globo tinha a função de garantir para o consumidor que a gasolina estava de fato fluindo para o tanque.
Ficha técnica:
Marca: Wayne
Ano: 1900
Modelo: 1920