A tradicional linha F da Ford nasceu no Brasil em 1957 como o F-600, um caminhão tipicamente estradeiro para a época, mas só em agosto de 1968, saía de linha de produção, em São Paulo, o primeiro caminhão Ford F-600 militarizado com a rara tração 6×6 fabricado pela Engesa no Brasil. É um caminhão para 6,5 toneladas de carga. As linhas arredondadas da cabine eram semelhantes as do F6, seu antecessor americano.
O F-600 era a gasolina e tinha 167 CV de potência. Seu primeiro motor, um V8 de 4,5 litros, ganhou o apelido de motor-roquete (de rocket, “foguete” em inglês) e só foi nacionalizado em 1968, mas não perdeu seu ronco grave que até hoie emociona os fãs de veículos antigos.
O F-600 gastava muita gasolina, mas essa desvantagem foi compensada pelo preço mais baixo que o dos caminhões a diesel. Só em 1971 surgiu como opção, o F-600 a diesel. Com a elevação dos preços do petróleo, as fabricas fizeram cada vez menos caminhões à gasolina até a total dieselizãção.
O Ford F-600 das Iinhas 4×4 e 6X6 foram uma das viaturas mais usadas pelo Exército Brasileiro durante os anos de 1970 a 1980.
Ficha Técnica:
Fabricante: Ford Engesa Brasil
Ano de Fabricação: 1968
País de Origem: Brasil
Destino: Transporte de pessoal ou carga
Combustível: Gasolina
Guarnição: 02