No início da década dos anos 50 a empresa Willys Overland Americana lançou a Viatura Pick – UP, Cargo Personnel Carrier. Este modelo era mais comprido que a Pick-UP civil feita pela Willys em produção. Disputado o mercado de Pick-UP 4×4, competindo com a DODGE POWER – WAGON civil e na versão militar M37. Esta viatura Willys foi produzida para uso militar e civil.
No Brasil o Exército Brasileiro recebeu algumas unidades do modelo 4 – 73 4WD, este modelo poderia levar 12 pessoas ou ½ ton de cagar em QT (Qualquer Terreno), podendo rebocar um reboque de ¼ ton ou um canhão de 37mm. Na parte dianteira tinha um para-choque mais reforçado, recebia um guincho mecânico de mecânico para 3.600 Kg.
A cabine tinha capota de lona, seu quadro de para brisa era rebatia para cabo, para facilitar nos transportes militares, embarcações e aeronaves militares. Seu quadro de para brisa era dividido ao meio. Este modelo tinha um motor de 75 Cv de 4 cilindros (Hurricane) que era mais econômico. Tinha uma caixa de 08 velocidades, 03 velocidades a frente 01 ré simples, 03 velocidades reduzida e 01 ré reduzida, ainda tinha uma tomada de força para guincho mecânico.
Curiosidade: Nas Unidades Militares Brasileiras ficou conhecida como Pata-Choca.
Ficha Técnica:
Fabricante: Willys-Overland
Ano de Fabricação: 1950
País de Origem: Estados Unidos
Destino: Transporte não especializado
Guarnição: 02
Combustível: Gasolina
Fonte: Ângelo Meliani