VIATURA CHEVROLET CANADENSE C8AX

As viaturas Chevrolet Canadenses eram linhas mutuamente coerentes de caminhões militares, fabricados em grande número, em várias classes e numerosas versões, pelas filiais canadenses das ‘Três Grandes’ montadoras dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, em conformidade com as normas britânicas. Especificações do Exército, destinadas principalmente ao uso nos exércitos dos aliados da Comunidade Britânica, mas também servindo em outras unidades do Império Britânico.

A GM do Canadá construiu uma viatura chamada C8AX, popularmente conhecida como “Chevrolet Canadense” durante o ano de 1943, foi baseada no utilitário pesado C8A 4×4 que apareceu pela primeira vez em 1942. Toda sua produção ocorreu por volta de maio/junho de 1943 e todas as viaturas têm datas de entrega dentro deste espaço de tempo.

Seu número de produção é desconhecido, mas é provável que foram feitas entre 850 a 1000 viaturas. Durante a Segunda Guerra Mundial, a indústria automobilística canadense projetou milhares dessas viaturas para a Guerra Britânica.

Projetos padrão foram elaborados pouco antes do início da guerra. As viaturas também foram enviadas para a União Soviética após a invasão nazista da Rússia, como parte do programa de empréstimo do Canadá aos Aliados. Durante a guerra, as viaturas serviram em todo o mundo na Campanha do Norte da África, a invasão aliada da Sicília, a campanha italiana, a frente russa, a campanha da Birmânia, a batalha das Filipinas, a libertação do noroeste da Europa e a invasão aliada ocidental da Alemanha. As viaturas também prestaram serviço em conflitos do pós-guerra na Indonésia, na Indochina Francesa e nas colónias portuguesas em África.

As viaturas, recém-fabricados ou modificados, excedentes de guerra, foram usadas depois de 1945 em vários exércitos europeus, como por exemplo: Holanda, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Portugal, Espanha, e em todo o mundo como na África do Sul, Argentina, Jordânia, Vietnã do Sul e Malásia. As viaturas foram adaptadas após a guerra para uma variedade de funções civis, incluindo silvicultura, transporte de grãos, caminhões de combate a incêndio e limpa-neves.

Em 2002, a GM anunciou o encerramento da produção de veículos da marca Chevrolet no Canadá. A fábrica de montagem de Oshawa, Ontário, foi uma das mais conhecidas por fabricar veículos Chevrolet no Canadá e passou a se concentrar na produção de veículos da marca Cadillac, entre outros.

Curiosidade: Participou da Segunda Guerra Mundial, porém não foi usado pelo Exército Brasileiro. Foi utilizada no desembarque das tropas na Normandia/França.

Ficha técnica:

Fabricante: General Motors

Ano de Fabricação: 1943

País de Origem: Canadá

Guarnição: 02

Combustível: Gasolina

Mundial Motor: GMC

Peso Bruto: 5.800 Kg