A viatura Dodge WC era produzida pela companhia Dodge, a qual foi encampada pela Chrysler em 1928, que se tornou a terceira maior fabricante de viaturas Dodge modelo VC (V: ano 1940 e C: capacidade de carga ½ tonelada). Essas viaturas não chegaram a entrar em ação na guerra.
No ano de 1941, a Dodge criou outro modelo com a sigla WC (Weapons Carrier: carregador de armamentos) também com capacidade de ½ tonelada.
A viatura WC foi usada durante a Segunda Guerra Mundial pelos ingleses no norte da África, entretanto o seu desempenho não foi satisfatório. Diversos itens comprometeram o bom aproveitamento dessa viatura: perfil e centro de gravidade muito altos (fácil visualização e instabilidade ao dirigir), caçamba muito estreita e pneus com medidas inadequadas.
Algumas WC – 1 (pick – up cabine fechada), WC – 3 (pick – up cabine aberta e suas variantes (WC – 13, WC – 14 com motor mais potente) chegaram ao Brasil. São facilmente reconhecidos pela grade do radiador arredondada.
A partir de 1942, toda a produção da Dodge foi destinada para fins militares. A WC sofreu diversas modificações, foi totalmente redesenhada, a capacidade de carga foi aumentada para ¾ de tonelada, foi redimensionada a distância entre os eixos, perfil mais, pneus maiores, caçamba maior, além da facilidade de intercâmbio de peças entre os vários modelos da WC, até mesmo o de três eixos 6×6 , com a padronização das viaturas em linha de montagem. Todas as viaturas utilizavam o motor T 214.
No 7º GACosm, em 1954/1955, a Dodge usada era uma WC – 56 conhecida como “Command Car”, usada para transporte pessoal e geral e principalmente oficiais. Este modelo não possuía o guincho dianteiro. O modelo WC – 57 era provido de guincho e o modelo Wc – 58 era o modelo destinado as comunicações, equipado com sistema de rádio.
Curiosidade: Foi a primeira viatura adquirida pelo Senhor Sefferson, Diretor do Museu e o restauro foi feito aqui mesmo no Museu Militar, levou cerca de 6 meses para ficar pronta.
Curiosidade: Participou da Segunda Guerra Mundial.
Ficha Técnica:
Ano de fabricação: 1941
País de origem: Estados Unidos
Motor: Dodge T – 214
Combustível: Gasolina
Guarnição: 02