Viatura em corte – M41 Walker Bulldog

Como podemos observar este blindado foi cortado ao meio para que possamos visualizar melhor como realmente é. Temos uma ampla visibilidade do motor, como é a torre, o calibre da munição é de 90 mm, podemos ver também a culatra do canhão e as munições das metralhadoras.

O M41 Walker Bulldog é uma viatura blindada de combate leve fabricado nos Estados Unidos. Foi desenvolvido para substituir o M24 Chaffee. Seu nome é uma homenagem ao General Walton Walker, morto em um acidente de Jeep na Coreia. A versão modernizada desenvolvida no Brasil foi designada M41C Caxias pelo Exército Brasileiro.

A Chegada ao Brasil foi por volta de 1960, foi então que o exército brasileiro percebeu a necessidade de uma modernização em seu material bélico, a partir disto estando em vigência o programa de ajuda militar dos Estados Unidos, passaram a chegar ao Brasil os primeiros M-41 Walker Bulldog. Uma viatura blindada de combate leve e bastante ágil para a época, o projeto inicial deste veículo foi feito no Arsenal de guerra americano que desenvolveu a partir do aprendizado na Segunda Guerra Mundial, foi fabricado primeiramente pela General Motors Company americana, na cidade de Detroit, aproveitando o maquinário e a experiência que a fábrica havia adquirido durante a Segunda Guerra Mundial. A chegada destes blindados no Brasil mais uma vez foi feita através de lotes sucessivos, sendo que em meados da década de 60 chegaram cerca de 80 a 100 blindados, até o início da década 70 mais de 150 blindados já haviam chegado ao Brasil.

Ficha técnica:

Nome: Viatura em corte – M41 Walker Bulldog

Ano de fabricação: 1950

Fabricante: General Motors

País de origem: Estados Unidos