Viatura Hummer H1

A designação HMMWV (lê-se Hum-vee) é um acrónimo para a expressão inglesa High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (Veículo multifuncional de alta mobilidade com rodas). É uma Viatura utilitária militar desenvolvida pela AM General que oferece um grande tempo de vida, muito utilizado nos Estados Unidos e outros países e organizações. O Exército Português possui algumas destas viaturas, que usou sobretudo em Timor-Leste e no Afeganistão.

         Nas Forças Armadas dos Estados Unidos existem, pelo menos, 18 variantes da Viatura HMMWV ao serviço. A Viatura HMMWV serve como transporte de carga/tropas, plataforma de artilharia, ambulância (4-8 transportados), transporte de obuses, plataforma de mísseis terra-ar M-1097 Avenger, mísseis TOW, suporte aéreo, entre outras funções.

A Viatura HMMWV foi muito utilizada na Guerra do Golfo em 1991, devido a sua alta tração e mobilidade, o que contribuiu o seu sucesso com os terrenos irregulares e arenosos.

Seu uso no Iraque e no Afeganistão obrigou a adaptação de blindagens extras ao exterior e interior da viatura, deixando-a mais adequada às operações em ambientes em que explosões de artefatos improvisados e disparos próximos de granadas com propulsão por foguete (RPG) são frequentes.

A Viatura HMMWV inspirou a criação de uma versão civil, a Viatura Hummer que acabou caindo no gosto dos consumidores americanos e virou sucesso de vendas entre as SUVs.

          Curiosidades da Viatura:

•        É uma Viatura que não usa chave para dar a partida, basta girar o botão até o “start”;

•        As alças de sustentação são em cima do capô, pois serve como Viatura de transporte de tropa e de ataque, então ela é “arremessada” do avião e nas alças de sustentação fica preso o paraquedas porque todo o peso da viatura está na frente, atrás ela é feita apenas de fibra;

•        Ao lado da sinaleira da frente, existe uma luz fraca para efetuar a leitura de mapa e assim não chamar atenção do inimigo com a luz;

•        O freio desta Viatura não é na roda e sim no diferencial para facilitar a frenagem;

•        Viatura designada com o nome de Hummer é a versão civil da Viatura HMMWV;

•        Dentro da cabine da Viatura temos acesso interno ao motor para não colocar o soldado em exposição caso haja algum problema com o motor;

•        Esta Viatura tem distância de um metro e meio dos assentos porque no meio dela é colocada uma maca com o soldado ferido e ali mesmo ele recebe os primeiros atendimentos até chegar a base militar ou hospital para atendimento.

Ficha técnica:

Nome: Viatura HMMWV – lê-se: Hum-vee

Fabricante: AM General

Potência: motor 6.2 8 Cil GM 3 marchas

Combustível: Diesel

Peso: 2.900kg

País de origem: Estados Unidos

Ano de fabricação: 1987/1991