Viatura Hummer H1

Viatura Hummer H1

A Hummer foi uma marca de veículos SUVs pertencente a General e sua marca, assim como o direito de marketing, pertencente à AM General. Ela foi desenvolvida a partir do HMMWV, originalmente uma viatura de guerra que acabou caindo no gosto dos consumidores americanos e virou sucesso de vendas entre as SUVs.
A Vituara Hummer H1 foi muito utilizada na Guerra do Golfo em 1991, devido a sua alta tração e mobilidade, o que contribuiu o seu sucesso com os terrenos irregulares e arenosos, esse uso ajudou a inspirar para construir versões de Hummer civil.
Com motor Detroit Diesel V8 a diesel de 6,2 litros em posição central-dianteira, peso de 2.400 kg e capacidade de 1.100 kg, a proposta da GM venceu a concorrência e o governo requisitou mais viaturas para testes. Aprovado seu projeto, a empresa foi contratada para fornecer um lote inicial de 2.334 jipes dentro de um plano de 55.000 unidades em cinco anos. A produção tinha início em janeiro de 1985.
O HMMWV ou Humvee, como a sigla passou a ser grafada para fácil pronúncia, usava chassi de aço com carroceria de alumínio. O motor e a transmissão automática de três marchas, que usavam montagem elevada em relação ao chassi, estavam praticamente no meio dos quatro ocupantes.
A tração integral permanente recorria a diferenciais Torsen, dianteiro e traseiro, e um diferencial central com bloqueio: o Humvee podia seguir adiante mesmo com aderência de apenas uma roda ao solo. Os grandes pneus de 37 polegadas de diâmetro eram do tipo que roda furado (run-flat) e, em algumas versões, podiam ser inflados ou desinflados por um sistema central a fim de adequar a viatura a terrenos pedregosos ou com areia. Os freios tinham discos internos, montados junto aos diferenciais.
O motor Detroit Diesel passava em 1996 a 6,5 litros e 170 cv e surgia uma versão turbo alimentada de mesma cilindrada com 195 cv e 59,4 m.kgf, que cumpria o 0-100 km/h em cerca de 16 segundos.
A General Motors firmava em 1999 uma cooperação com a AM General com a compra dos direitos sobre a marca e, mais tarde, com aprimoramentos ao produto. Renomeado Hummer H1, o utilitário ganhava controle eletrônico de tração e freios com sistema antitravamento (ABS). O modelo 2000 vinha com novo perfil de traseira e toca-CDs, o quadro de instrumentos mudava para o ano seguinte e a linha 2003 recebia bloqueio eletrônico do diferencial traseiro.
Com mais 10 cv para o motor turbo diesel em 2004, seu desempenho era “adequado para uso em rodovias e excelente no fora de estrada. Seu consumo não é terrível diante do peso do veículo”, avaliava a Off-Road, que acrescentava: “O H1 foi aperfeiçoado em conforto, mas não esconde seu legado militar. Ainda há valentia o suficiente para satisfazer mesmo o mais exigente praticante de fora de estrada”.

A última evolução do Hummer foi a versão H1 Alpha, lançada em 2005, com motor Duramax V8 turbodiesel da GM (6,6 litros, 300 cv, 72 m.kgf) e transmissão Allison de cinco marchas. Outras alterações eram uso de aços de alta resistência no chassi e melhorias nos diferenciais, direção, sistema elétrico, ar-condicionado e interior. Contudo, a GM não se interessou em seguir o projeto para sua adequação aos limites de emissões poluentes que vigorariam em 2007, preferindo encerrar a produção em junho de 2006.
A marca Hummer manteve os modelos H2 (com chassi derivado das grandes picapes Chevrolet e GMC 2500) e H3 (com chassi da picape média Colorado). Com a crise econômica mundial, a GM colocava a marca à venda e tentava em 2009 negociá-la com a chinesa Tengzhong, negócio que não se concretizou. A Hummer passava à história em fevereiro de 2010.

Modelos
Hummer H1: H1 Alpha – versão maior e mais rústica do Hummer, é praticamente a viatura usado pelo Exército dos Estados Unidos.
Hummer H2 Wagon – versão mais bem acabada do Hummer, sucesso de vendas nos EUA. Versão SUV do H2.
Hummer H2 Sut – versão pickup do H2.
Hummer H3 – versão menor mais acessível do Hummer, também é sucesso de vendas nos EUA.
Hummer H3T – versão pick up do H3.

Ficha Técnica:

Nome: Viatura Hummer H1
Combustível: Diesel
País de origem: Estados Unidos
Motor: Detroit Diesel V8
Ano de fabricação: 1993