Viatura Land Rover Série 1

O protótipo do veículo Land Rover original, foi iniciado em 1947 por Maurice Wilks, designer-chefe na Rover Company, em sua fazenda em Newborough, Anglesey e construído sobre um chassis e eixos de um Jeep.

A Land Rover Série 1 – ou apenas “Land Rover” (Rover da Terra), como era chamada em 1948 lançou as bases para uma das mais famosas marcas de carro britânica.

A viatura foi um subproduto da Segunda Guerra Mundial para que a produção não parasse completamente. Como o mercado se encontrava em frangalhos, a viatura foi uma solução temporária para continuar girando a produção.

Inspirado pelo Jeep militar dos Estados Unidos fabricado pela Willys, marca que recém tinha lançado um veículo versátil para o público pela primeira vez. Entretanto, estes novos Jeeps não estavam sendo exportados para o Reino Unido, então a Rover decidiu fazer um carro para a terra (Land).

Inicialmente, pretendido para uso agrícola e industrial leve, a viatura foi feita com painéis de alumínio, devido ao racionamento de aço após a guerra e à abundância de alumínio de aeronaves.

O desenho característico continuou sendo usado em modelos subsequentes, como por exemplo no Land Rover Defender até 2016. Na soma de vendas do Series 1 e do Defender, foram quase dois milhões de exemplares vendidos.

Ninguém esperava que a Land Rover seria revelada no Motor Show de Amsterdam em 30 de abril de 1948, e mesmo sem esperar, o Rover fez sucesso que expandiu seu uso além de fazendas, chegando até à Realeza!

Curiosidade: por ser direcionada ao uso de agricultura, o volante foi posicionado no meio do veículo, e assim surgiu o apelido “Centre Steer”.

Curiosidade 2: O 100° modelo produzido foi presentado ao Rei George VI – a relação instigada entre a Land Rover e a Família Real durou pelos próximos 70 anos.

Todos os modelos até recentemente dispõem de chassis com armação em estrutura quadrada. Os modelos produzidos entre os anos de 1948 a 1984 eram considerados Séries I, II e III, sendo este o Série I.

 

Ficha técnica:

Fabricante: Rover

Ano de fabricação: 1948

País de origem: Inglaterra

Peso: 1184kg

Motor: 1.6L – 4 Cilindros – 1595cc

Câmbio: Manual – 4 marchas

Velocidade máxima: 96,5km/h

Combustível: Gasolina