VIATURA MERCEDES BENZ LG 1519

A viatura Mercedes-Benz LG 1519 é um modelo de caminhão produzido pela Mercedes-Benz, um dos fabricantes mais renomados de veículos comerciais do mundo. Este caminhão faz parte da série de caminhões da Mercedes-Benz que foram lançados ao longo das décadas e são amplamente utilizados em todo o mundo, especialmente em aplicações de transporte de carga.

O Mercedes-Benz LG 1519 foi lançado pela primeira vez em 1972. E sua Capacidade de carga, como o nome sugere, o “1519” se refere à capacidade de carga em quilogramas. Portanto, o 1519 tem uma capacidade de carga de aproximadamente 15 toneladas. A viatura é conhecida por ser equipado com um motor diesel, que fornece a potência necessária para transportar cargas pesadas. É amplamente utilizado em diversas aplicações, incluindo transporte de carga geral, transporte de mercadorias a granel e transporte de contêineres.

Emprego no Exército Brasileiro

O Mercedes-Benz LG 1519 tem uma longa história de uso pelo Exército Brasileiro. Essa viatura foi amplamente utilizada nas Forças Armadas do Brasil em várias aplicações ao longo de muitas décadas.

O Exército Brasileiro utilizou o Mercedes-Benz LG 1519 para uma série de tarefas, incluindo transporte de carga, transporte de tropas, transporte de equipamentos militares e logística em geral.

O 1519 era apreciado pelo Exército Brasileiro devido à sua capacidade de carga de aproximadamente 15 toneladas e à robustez de sua construção, que o tornava adequado para operar em diferentes tipos de terreno, incluindo estradas não pavimentadas.

Estas viaturas eram dotadas com o novo motor diesel OM-355-5 de 5 cilindros que proporcionavam 215 cv a 2.200 rpm, operando em conjunto com uma caixa de mudanças manual com cinco marchas a frente e uma a ré. Faziam uso das soluções de qualquer terreno produzidas pela Engesa S/A, como o sistema de “Tração Total” e do conjunto de suspensão do tipo boomerang (derivada do conjunto empregado no blindado caça tanques EE-17 Sucuri), estando também equipados com pneus especiais 14.00 × 2 – 18PR com rodas raiadas de aço.

A confiabilidade e a facilidade de manutenção também foram características valorizadas, pois o Exército Brasileiro precisava de viaturas que pudessem operar em condições desafiadoras.

Ao longo dos anos, o Exército Brasileiro pode ter realizado atualizações e modificações nos caminhões Mercedes-Benz LG 1519 para atender a requisitos específicos, como a instalação de equipamentos militares adicionais.

Em fins da década de 1990, apesar de serem viaturas extremamente robustas de fácil manutenção, os caminhões  Mercedes-Benz &  Engesa MB LG-1519, incorporados entre as décadas de 1970 e 1980, passavam a apresentar o peso da idade, apresentando problemas de indisponibilidade de prontidão de frota, passando a ser complementados por novos modelos semelhantes produzidos pela Mercedes Benz do Brasil. Visando no entanto manter a operacionalidade da Força Terrestre, a partir de 1994 foram aplicados a estas viaturas programas de  manutenção mais abrangentes visando prolongar sua  vida útil até pelo menos a primeira década do século XXI, com este processo sendo aplicado a pelo menos duas centenas destes veteranos.

Estas viaturas passariam a ser gradativamente desativados entre os anos de 2007 e 2008 com o recebimento dos novos Mercedes-Benz MB Atego, MB Axor e MB Atron com tração integral. Finalmente as unidades remanescentes seriam retiradas do serviço ativo somente em fins do ano de 2014 com a introdução no modelo Volkswagen  Constellation 31.320 (6×6) de 10 toneladas, sendo este considerado um substituto a altura para os famosos “Mamutes”.

FICHA TÉCNICA:

Nome: Viatura Mercedes Benz LG 1519

País de origem: Brasil

Fabricante: Mercedes Benz Brasil/Engesa

Ano: 1976

Combustível: Diesel

Tração 6×6