Em 29 de Outubro de 1956, o presidente do Egito Gama Aboel Nesser nacionalizou o canal Suez e proibiu a passagem de navios israelenses pelo canal, o que gerou a intervenção militar dos europeus e judeus. Com o objetivo de restabelecer a paz na região a ONU (Organização das Nações Unidas) criou em 1956 a UNEF (Força de Emergência das Nações Unidas) denominadas “Boinas Azuis”. A UNEF trabalhou 10 anos em função da paz. A primeira experiência histórica das Forças Armadas Brasileiras em missão de paz da ONU, foi o envio do “Batalhão Suez”, um batalhão de infantaria de aproximadamente 600 homens ao Egito.
O efetivo Brasileiro se renovava a cada seis ou sete meses em forma de Contingentes (de janeiro de 1957 a julho de 1970) de tal forma que cada um permaneceu na faixa de Gaza e Península do Sinai, em média por um período de pouco mais de um ano. A tropa Brasileira prestou serviços relevantes a Paz Mundial integrando a Força de Emergência das Nações Unidas.
O Contingente Brasileiro, foi chamado de Batalhão Suez. A viatura Jeep Willys ONU foi recuperada para homenagear o pessoal do Batalhão Suez.
Ficha Técnica:
Fabricante: Ford Willys
Ano de Fabricação: 1956
País de Origem: Brasil
Peso: 1/4ton
Combustível: Gasolina
Guarnição: 04
Destino: Transporte não especializado