O Boeing 737 Classic refere-se à série 300/400/500 do Boeing 737. É a segunda geração de derivados do 737, seguindo os modelos originais -100/-200, que começou a produção em 1966. Eles são aeronaves comerciais de linha aérea a jato, com alcance de curto e médio e fuselagem estreita. Produzido pela Boeing Commercial Airplanes, de 1984 a 2000, o 737 Classic inclui três variantes e pode acomodar entre 145 e 188 passageiros. Melhorias em relação à geração anterior de aeronaves 737 incluíram os motores turbofan CFM International CFM56, atualização de aviônicos e aumento da capacidade de passageiros (nos modelos -300/-400).
O primeiro modelo da série Classic, o 737-300 entrou em serviço em 1984. Ele foi seguido por um modelo esticado, o 737-400, que entrou em serviço em 1988, seguido do modelo encurtado, o 737-500, a menor variante da série Classic, em 1990. No total, 1.988 aeronaves foram entregues. A série Classic foi apresentada como a nova geração do 737 mas, após a introdução do 737 Next Generation, em meados da década de 1990, foi oficialmente designado como o 737 da série Clássica.
O Boeing 737-300 foi muito popular no Brasil, sendo a principal aeronave para voos nacionais na década de 1990 e no início dos anos 2000. A VASP foi a primeira a trazer um Boeing 737- 300 para o Brasil, PP-SNS, em 1986. Ele foi utilizado entre Rio de Janeiro e São Paulo e fez muito sucesso. Inicialmente os 737-300 operaram entre Congonhas (SP) e Galeão (RJ).
Apenas em 1991 começaram a efetivamente substituir os Electras entre Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). O Boeing 737-300 era muito mais moderno e eficiente que os Electras II, que operavam na rota. A VARIG, que estava tentando adiar ao máximo a substituição dos Electras, acabou tendo que substitui-los pelos Boeing 737 também. Ainda em 1986, a VASP recebeu mais quatro unidades, totalizando cinco B737-300. Em 1987 chegou mais uma unidade e em 1989 mais duas.
Em 1990 a VASP foi privatizada e a frota expandiu rapidamente, chegando a 20 unidades da aeronave Boeing 737-300 em 1991. Porém tão rápido como expandiu, a frota encolheu inesperadamente em 1993, quando a empresa foi obrigada a devolver várias aeronaves por falta de pagamento de leasing (aluguel). A intenção da VASP era adquirir mais unidades do Boeing 737-300 e substituir os Boeing 737-200, porém a companhia já estava em crise financeira e não tinha dinheiro para renovar a frota.
A frota de Boeing 737-300 ficou reduzida a apenas 2 unidades até 1998, quando foram adquiridas mais unidades. As quatro unidades remanescentes permaneceram até o fim da empresa em 2005.
Ficha técnica:
Nome: Aeronave Boeing 737-300
País de origem: Estados Unidos
Ano de fabricação: 1984
Período de produção: De 1984 a 2000
Quantidade produzida: 1.988 aeronaves
Total de Aeronaves Operadas pela VASP: 26
Velocidade: 800 km/h