Canhão antiaéreo M1 90mm

O canhão antiaéreo de 90mm sucedeu o de 76mm, e foi uma espécie de resposta norte—americana ao famoso canhão alemão de 88mm.

Entrou em serviço em 1940 e foi utilizado extensivamente até meados de 1950, durante a Guerra da Coréia. Era capaz de uma cadência de tiro de aproximadamente 20 disparos por minuto, com uma guarnição de 4 homens.

Apesar de poder ser manejado manualmente por essa guarnição, o canhão tinha todo o seu funcionamento automatizado, com exceção do municiamento.

0 canhão era municiado e o preditor automaticamente posicionava os ângulos de elevação e rotação, através de comandos hidráulicos e elétricos.

0 disparo podia ser feito manual ou automaticamente, eram executados de forma rápida e precisa. Nesse caso, depois de municiado, a guarnição tinha de tomar cuidado para não correr o risco de alguém ser atingido pelo canhão em movimento. Após o disparo, e através de um longo recuo do cano, o cartucho era ejetado para o piso da plataforma, o cano então à posição de tiro com a culatra aberta, aguardando um novo municiamento.

0 preditor (gundirector) mais utilizado neste canhão foi o Kerrison M7 ou M9 e inicialmente, os radares eram os radares eram os SCR—268, lançados em 1941. Em tiros noturnos, um holofote era acoplado ao radar. A partir de 1944 introduziu-se ao radar de micro-ondas SCR— 584, cuja precisão era de somente 0,06 graus e permitia ao canhão fazer o rastreamento do alvo continuamente. Um computador Bell Labs MS e o preditor MQ completavam o aparato.

Tudo o que restava a ser feito pela guarnição era municiar. Com o SCR—584 o canhão 90mm tornou-se a melhor arma antiaérea em uso na II Guerra.

O canhão de 90mm M1/M2/M3 foi o mais importante usado pelos Estados Unidos durante e após a II Guerra Mundial, foi usado no perfil antiaéreo e posteriormente como canhão antitanque, foi também a arma principal do carro de combate M36 Jackson.

Ficha técnica:

País de Origem: Estados Unidos

Ano de Fabricação: 1939

Peso da Granada: 23 libras (auto explosiva e perfurante)

Velocidade Inicial: 610 m/s;

Alcance Vertical: 9.000m;

Cadencia de tiro: 28 salvas por minuto;

Peso: 14.500Kg

Velocidade de Máxima de Percurso: 32 Km/h

Deixe um Comentário