Canhão Krupp C28

O Canhão 628 modelo 1908 é um canhão de campanha de calibre 75mm foi fabricado na Alemanha pela empresa Krupp.

Diante da evolução dos meios bélicos navais na passagem do século XIX para XX, tornou-se imperioso, no Brasil posicionar canhões de longo alcance que evitassem a aproximação de navios de guerra que pudessem ameaçar a então capital do país. O ponto escolhido foi a ponta da Igrejinha, na extremidade de Copacabana.

Para esse fim, foi apresentado projeto pelo então Major Tasso Fragoso, que previa originalmente a instalação de obuseiros. Entretanto, o fornecedor do equipamento, a Krupp, convenceu o então presidente da República Brasileira, Marechal Hermes da Fonseca, de que seria mais adequado instalar no local canhões de tiro rápido e longo alcance, o que foi aceito.

Após a Primeira Guerra Mundial, os aliados reduziram a produção de aço da empresa e proibiram que ela fabricasse munições. Concentrando-se na produção de artigos para tempos de paz, Gustav Krupp reconstruiu a companhia. Mas durante o governo de Adolf Hitler, a família Krupp voltou a fabricar armas, com destaque para a fabricação dos grandes canhões Schwerer Gustav.

Deixe um Comentário