Viatura TE Jeep Russo

A Viatura Jeep UAZ – 469 ou ainda Viatura Jeep Russo (apelido Kozlik Cabral) é uma viatura off-road fabricado pela UAZ. Foi usado pelas forças do Pacto de Varsóvia soviético e outros, bem como unidades paramilitares em países de Leste. Na União Soviética, a viatura serviu também como serviço difundido em todas as organizações estatais que precisavam de uma viatura robusto off-road.

Versões militares padrão incluem assentos para 7 pessoas. Foi desenvolvida a partir do GAZ-460, e UAZ-460, o UAZ-469 foi introduzida em 1971 para substituir o GAZ-69. Capaz de conduzir em qualquer terreno, a viatura era originalmente disponível para compra pelo público, mas muitas foram vendidas como excedente a proprietários privados.

Após a ligeira modernização em 1985, devido as novas normas de designação da indústria ele foi renomeado o UAZ – 469 tornou-se UAZ – 3151.

Curiosidade: Vieram 5 viaturas dessas ao Brasil, doados pela Alemanha para o Hospital de freiras da Ordem Terceira de Belo Horizonte, e a Ordem Terceira distribuiu essas viaturas um para o hospital de Brasília, duas ficaram em Belo Horizonte e uma em São Paulo e a outra é o exemplar que o Museu Militar Brasileiro possui que pertencia ao Hospital do Rio de Janeiro que veio juntamente com as demais doados pela Alemanha.

Ficha técnica:

Fabricante: UAZ

Ano de Fabricação:1980

País de Origem: Rússia

Guarnição: 07

Deixe um Comentário