Viatura TE Ford Ambulância F85

Precursora dos modernos utilitários esportivos, a viatura Rural Willys foi um marco importante na indústria automobilística Brasileira. Ela deu origem ao modelo F-75, uma Pick – Up construída para o uso civil e que devido a sua robustez, ganhou uma versão especialmente preparada para as forças armadas, batizada de F-85.

A série militar tinha canhões e metralhadoras entre seus equipamentos. Criada e produzida no Brasil, a viatura F-85, apelidada de ”cachorro-louco”, é uma versão topicalizada das Pick – Up’s  militares norte-americanas. A viatura F-85 foi largamente utilizada pelos Exército, Marinha e Fuzileiros Navais além de ser exportada para Portugal.

Algumas viaturas foram equipadas com metralhadoras (12,7 mm ou 7,62 mm) e outras receberam um canhão sem recuo. Essas viaturas também foram utilizadas para transporte de pessoal e como viatura de comando. As últimas unidades fabricadas tinham motor OHC 4 cilindros, câmbio de 4 marchas sincronizadas, e muitas foram transformadas em ambulâncias.

Curiosidade: Foi a primeira viatura militar brasileira a ser exportada.

Ficha técnica:

Fabricante: Rural Willys Brasil

 Ano de Fabricação: 1960

Pais de Origem: Brasil

Destino: Carga de Pessoas

Combustível: Gasolina

Peso com carga máxima: 2,229Kg

Deixe um Comentário