Viatura Dodge Ambulância WC 54

Produzidas entre 1942 até o final da Segunda Guerra Mundial, estima – se que nas variadas versões tenham sido fabricadas mais de 22.000 unidades. Foi utilizada pelos Estados Unidos até a Guerra da Coreia. As WC (como eram conhecidas)  foram também utilizadas pelo Exército Brasileiro, tanto internamente, como na Campanha de Itália.

A viatura Dodge WC, é uma viatura de tração 4×4, dadas as semelhanças com pequeno Willys, mas de maior dimensão. As várias versões da viatura Dodge WC incluíam várias viaturas de comando, reconhecimento, comunicações e ambulância.

O Batalhão de Saúde recebeu 30 destes modelos, que ajudaram a salvar a vida de muitos combatentes brasileiros, transportando-os desde a frente de batalha até os hospitais na retaguarda. Após o fim da guerra, todas vieram para o Brasil e foram incorporadas ao Exército.

Sua Identificação era muito fácil e visível a grande distância, pois ela possuía uma grande cruz vermelha sobre fundo branco e laterais vermelhas. A versão brasileira tinha além destas marcações, o Cruzeiro do Sul.

Os operadores destas ambulâncias não levavam uma vida muito tranquila, visto que alguns chegaram a ser alvejadas por rajadas de metralhadoras, além de terem que trafegar por estradas estreitas, às vezes lamacentas, o que exigia o uso de correntes nos pneus, às vezes qualquer erro poderia ser fatal.

Estas viaturas foram utilizadas por vários países no mundo. No Brasil, foram utilizadas até meados dos anos 80, quando deram lugar a ambulâncias de fabricação nacional. Algumas foram vendidas a particulares e outras sucateadas, poucas preservadas.

Ficha técnica:

Ano de Fabricação: 1942 à 1945

Fabricante: Dodge Brothers Corp.

País de Origem: E.U.A.

Destino: Transporte Especializado

Guarnição: 02+4pacientes deitados ou 7 soldados sentados

Combustível: Gasolina

Peso: 2685 Kg

Potência: 76 HP

Produção: 22.000 unidades

Vieram para o Brasil: 30 unidades

Deixe um Comentário