Viatura TE Dodge WC-51

“O irmão maior do Jeep.” A família WC- 5X/6X foi produzida nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial pela divisão Dodge Trucks da Chrysler Corp. Foi utilizada pelos exércitos aliados, inclusive a Força Expedicionária Brasileira e a Força Aérea Brasileira.

A família WC 5X/6X foi desenvolvida por encomenda do Exército Americano para aprimorar a família do WC2X. Para facilidade de manutenção as peças da família WC 5X/6X eram compatíveis com as viaturas WC-2X. A série WC-6X tinha mais um eixo (6×6) e caçamba mais longa.

Todas as viaturas da família WC-5X tem em comum o motor, o chassi, a suspensão e a parte dianteira da carroceria. Sua destinação foi 100% militar. As viaturas Dodges WC-5X/6X tem chassi convencional. A suspensão é com feixe de molas, freios a tambor e eixos rígidos. Tem motor a gasolina de seis cilindros em linha em posição vertical com 3.800cc, 92HP e refrigeração a água. Tem carburador Zenith ou Carter preparado para assegurar a alimentação do motor em qualquer inclinação.

A transmissão tem quatro marchas não sincronizadas, sendo que a 1ª marcha funciona como caixa de redução. A transmissão atua permanentemente nas rodas traseiras. A tração dianteira é acionada mecanicamente através de uma alavanca na cabine. A viatura Dodge WC-51 pesa 2.694 Kg vazia e sua capacidade é de 816 Kg. Podem rebocar 1.814 Kg na estrada ou 453 Kg fora da estrada. A velocidade máxima é de 87 Km/h e pode subir rampas de até 50°. Seu tanque de 113L lhe dá autonomia de 368 km carregada. Mais tarde após a guerra, estas viaturas vieram a ser incorporados ao Exército Brasileiro que os usou até o final dos anos 70. Curiosidade: Participou da Segunda Guerra Mundial.

 Ficha Técnica:

Ano de Fabricação: 1942-1945

País de Origem: EUA

Peso: 2.694 Kg

Guarnição: 10

 

Deixe um Comentário