Viatura TE Jeep IKA

O Jeep IKA é uma viatura rodoviária produzida pelo fabricante argentino Indústrias Kaiser Argentina. Esta viatura foi lançada oficialmente em 1956 e foi oficialmente a primeira viatura fabricada pela IKA. Ela própria era baseada em modelos SUV Jeep Willys, fabricados nos EUA pela Willys Overland, cuja produção de direitos que lhes foram atribuídos a IKA, graças aos laços que prendiam a empresa Argentina com Kaiser americana, adquiridas pela Willys em 1953, resultando na fusão conhecido como a viatura Kaiser-Jeep. Jeep produção em Argentina, um marco na história da produção industrial do país, uma vez que dão origem à produção de outros modelos de IKA, mesmo após a aquisição da Kaiser-Jeep pela americana Motors Corporation. Graças a esta fusão, novos produtos surgem depois que a produção nacional, como o Kaiser Carabela, a Rural Willys, o Jeep Gladiator ou IKA Torino.

A viatura Jeep IKA, ao longo de sua carreira produtiva, apresentou versões diferentes do corpo, tornando-o conversível clássico com cabine aberta, pick-up cabine simples ou carga versão fechada com corpo inteiro, todos equipados com o mesmo sistema consistindo mecânico de um motor de 4 cilindros em linha, com quatro velocidades, tração traseira, com a possibilidade em algumas versões equipadas com um sistema de transferência de dirigir todas as quatro rodas.

Em 27 de abril de 1956 foi feito oficialmente a primeira viatura Jeep IKA (com base no Willys CJ5) em Santa Isabel planta em Córdoba, Argentina. Em setembro do mesmo ano, o primeiro modelo de pick-up é feito.

Esta viatura precisou começar com um motor Continental-drive de 4 cilindros e opcional caixa de velocidades de 4 rodas motrizes. Mais de 4 modelos foram produzidos entre: 2p, 3U, 3c e 1 mA.

Elas foram desenvolvidas principalmente para as áreas rurais, embora elas fossem populares também em áreas urbanas. O exército argentino, também solicitou a elaboração de um modelo especial para suas necessidades no campo de batalha.

Além dos já mencionados jipe, programas semelhantes foram produzidas como o Rural Willys jipe e baqueano, ambos também descendentes de modelos americanos.

IKA fabricação jipe parou na Argentina em finais dos anos setenta, ele estava em um profundo processo de transição para se tornar Renault Argentina.

Ficha técnica Jeep IKA:

Ano de fabricação: 1956

Motor: IKA Continental 4L 151

Combustível: Gasolina Comum

País de Origem: Argentina

Deixe um Comentário