Viatura TE Ward La France M1

A viatura Ward La France M1 foi fabricada pela empresa estadunidense La France Truck Corporation, fundada em 1916, que fabricava caminhões e carros de bombeiro.

Viatura com tração 6×6 útil na Segunda Guerra Mundial. Projetada para rebocar e recuperar blindados e outras viaturas pesadas. O para choque dianteiro foi assim desenhado, para que ajudasse a viatura a romper barreiras e obstáculos que viesse a enfrentar, principalmente árvores de médio porte. Nela também existe um engate para reboque.

Esta viatura era uma espécie de oficina ambulante, pois podia contar com guincho, guindaste, geradores, compressores e até máquinas de soldaduras e corte, utilizando 3 cilindros grande de gás, que eram armazenados atrás da cabine. Além de contar com uma caixa de ferramentas variadas à disposição dos soldados.

Curiosidade: viatura raríssima, sabe-se da existência de apenas duas originais no Brasil. Também participou da Segunda Guerra Mundial.

Era peça de exposição do Museu da Tecnologia da ULBRA em Canoas – RS, mas em função do seu fechamento, foi a leilão, onde foi adquirida pelo Sr. Sefferson Steindorff, quando chegou ao acervo, ainda funcionava.

Ficha Técnica:

Fabricante: Kenworth Motor Truck Corp/Ward La France Truck Corp.

Ano de Fabricação: 1941

País de Origem: USA

Guarnição: 02

Combustível: Gasolina

Motor: Continental 6 Cilindros 9000 CC e 145 CV

Peso Bruto: 35.330Kg

Entrada ao Acervo: 03/05/2010

Deixe um Comentário